Alguns tipos de Cirurgias Dentárias que realizamos

Extração de Dentes

Nos casos onde a extração do dente é a indicação correta, realizamos o procedimento de forma tranquila, indolor e com o mínimo de desconforto para o paciente. Após a extração dentária, cuidados pós-operatórios devem ser seguidos para que se tenha o melhor resultado. A região onde o dente foi extraído, vai lentamente se preenchendo de sangue, se forma o coágulo sanguineo e após um período é formado osso onde a raiz do dente foi extraída. É bastante comum após a cirurgia o paciente ter um pequeno inchaço da região. No caso de dor, pergunte o dentista sobre uma medicação apropriada. Você poderá escovar e passar fio dental  normalmente nos outros dentes, mas não limpe os dentes próximos ao local onde o dente foi removido nos primeiros dias após a cirurgia.

Cirurgia de Extração Dentária Simples

Cirurgia de Extraçaõ Dentária onde osso precisa ser removido

Cirurgia de Extração Dentária de Dente Incluso ou Impactado

Cirurgia Plástica Gengival

Possibilita restaurar defeitos da gengiva ou recessão gengival. Em alguns pacientes, a forma, cor e a textura da gengiva podem afetar seriamente a estética, especialmente quando nos dentes da frente. A cirurgia de enxerto gengival que envolve a utilização de tecido gengival de áreas escondidas da boca do próprio paciente (por exemplo, no palato - "céu da boca") ou de banco de tecidos. Este tecido é enxertado em áreas onde a sua indicação foi necessária. O enxerto é ligado ao tecido existente da gengiva e após a cicatrização fica naturalmene integrado ao tecido da região. A cirurgia gengival pode fazer uma melhoria significativa no perfil dos dentes da frente com excelentes resultados para a estética do sorriso do paciente.

Clareamento Gengival

É um tratamento que permite a pacientes com gengivas escurecidas fazer um clareamento, resultando em uma cor mais natural para a gengiva. O escurecimento das gengivas de certos pacientes pode ter inúmeras razões incluindo hábitos como o fumo, bebida ou até mesmo o uso de certos medicamentos. Embora as gengivas escuras não apresentem nenhum desconforto físico ou dor, o problema estético pode afetar a autoestima do paciente impactando a sua vida social e profissional.

Regeneração Tecidual Guiada (RTG)

Esta cirurgia é indicada quando ocorre a reabsorção do osso alveolar, do cemento radicular e do ligamento periodontal como resultado de processos infecciosos e ou inflamatórios decorrentes da doença periodontal. A cirurgia é feita com anestesia local, sendo feita previamente uma raspagem e alisamento da coroa e da raíz do dente . Uma vez que as raízes dos dentes estejam limpas, o dentista usa materiais apropriados para realizar a incisão e remodelar o osso que circunda os dentes. Em cirurgias convencionais (não RTG), a cicatrização que ocorre após as raspagens sub-gengivais, faz com que ocorra o desenvolvimento de um epitélio juncional longo, que não permite uma regeneração do osso alveolar, ligamento periodontal e do cemento radicular. No caso da  cirurgia de Regeneração Tecidual Guiada (RTG) são utilizadas membranas biocompatíveis (reabsorvíveis ou não) com a finalidade de impedir a migração imediata do epitélio para o defeito ósseo, permitindo que células do ligamento periodontal povoem a região, criando condições para a regeneração do osso alveolar, ligamento periodontal e do cemento radicular. 

Aumento de Coroa Clínica (ACC)

A coroa dental é a parte do dente que fica visível na boca e a raiz dental é a parte que fica dentro do osso. Os procedimentos cirúrgicos para aumento de coroa dental compreendem a remoção de tecidos moles através de gengivectomia e/ou gengivoplastia ou a remoção de tecido ósseo visando o restabelecimento da proporçao dos dentes que são visíveis (espaço biológico). Mesmo com dentes perfeitamente posicionados após um tratamento ortodôndico, a estética do sorriso pode ser consideravelmente melhorada através de uma reconstrução cirúrgica de um contorno gengival perfeito. Alguns pacientes podem se beneficiar da cirurgia de aumento de Coroa Clínica, obtendo  contornos gengivais mais harmônicos, com melhores proporções e simetrias dos dentes e gengivas.

Enxerto de tecido conjuntivo ou com Matriz Dérmica Acelular (MDA)

São usados em cirurgias gengivais, tanto em casos de gengivas com recessão como em casos onde haja a necessidade de aumentar a faixa de gengiva inserida. Nas cirurgias gengivais convencionais, o material para fazer enxertos nas regiões da cirurgias são retirados de outras regiões doadoras da boca do próprio paciente (enxertos gengivais autógenos). Na busca de outros materiais para ser utilizado nas cirurgias gengivais, foi desenvolvida uma Matriz Dermica Acelular, que é um material proveniente de pele humana que sofre uma série de processos laboratoriais onde remove-se a epiderme e os componentes celulares da derme que possam levar a rejeição ou a transmissão de doenças. A  Matriz Dérmica Acelular é um substituto seguro e com vantagens para serem utilizadas nas cirurgias gengivais, eliminando a necessidade de se fazer os enxertos que se utilizam de material do próprio paciente (enxertos gengivais autógenos).

Gengivectomia

É a remoção cirúrgica de tecidos da gengiva. O procedimento foi originalmente desenvolvido para tratar a doença periodontal e atualmente é muito usado como um procedimento estético para tornar o sorriso mais bonito. Os dentistas indicam este tratamento pelos seguintes motivos:

  • Eliminar espaços ou "bolsas" formadas entre os dentes e as gengivas, que podem acumular partículas de alimentos potencializando a desenvolvimento de bactérias nestas regiões. Nos casos em que as bolsas apenas envolvem tecidos moles, estes espaços podem ser removidos por simples corte de tecido.
  • Quando houver demasiadamente tecido gengival para os dentes, comprometendo a estética e a saúde oral. Em alguns casos, esse problema pode interferir até com a forma que uma pessoa come ou fala.

   

Gengivoplastia

Cirurgia plástica da gengiva realizada sob anestesia local com o objetivo de corrigir defeitos gengivais estéticos. É uma cirurgia indicada para pacientes insatisfeitos com a estética dos seus sorrisos devido ao formato e ao tamanho das gengivas. A cirurgia propicia uma reformulação da área ao redor dos dentes em pacientes que sentem que tem muita gengiva, principalmente quando sorriem.  A remodelagem pode ajudar a tornar a aparência da gengiva mais natural e pode ser usado também para correção de outros problemas nas gengivas.  Alguns problemas nas gengivas que podem ser corrigidos com a Gengivoplastia são: gengivas assimétricas, casos de má formação da gengiva, doenças da gengiva e o tratamento de indivíduos que sofreram trauma dental. Com a cirurgia, busca-se resgatar as proporções adequadas das gengivas e com isso aumentar a harmonia estética do sorriso.

Cirurgia de Dente Incluso, Terceiro molar (Siso)  e Dente Impactado

Os terceiros molares ou dentes do siso nascem entre os 16 e 24 anos e são os últimos dentes que se formam nas arcadas dentárias. Como estes dentes aparecem tardiamente, na maioria das pessoas não há espaço suficiente nas arcadas para estes dentes se posicionarem corretamente. Esta falta de espaço para o dente pode acarretar inúmeros problemas odontológicos, como permanecerem inclusos dentro dos maxilares, ficarem impactados, semi-inclusos ou mal-posicionados. Portanto, a condição dos dentes de Siso deve ser avaliada pelo seu dentista e, se for o caso, deve haver a remoção preventiva destes dentes. Algumas pessoas podem apresentar dente incluso em outras posições na arcada dentária, isto ocorre quando um dente permanece totalmente ou parcialmente retido  no interior do osso maxilar, não ocupando a sua posição na arcada dentária. Um dente pode se tornar incluso por diversas razões sendo a mais frequente devido a falta de espaço para o dente na arcada dentária. Outras razões são alterações ósseas, alterações do tecido gengival e doenças associadas aos tecidos que formam os dentes.

Cirurgia de Implante Dentário

Os implantes dentários são cilindros metálicos feitos de titânio que são inseridos no osso maxilar e/ou mandibular do paciente, no lugar de raízes de dentes ausentes ou perdidos, sendo ele, a solução ideal para recuperar a função e a estética nas perdas dentárias. Os pacientes usuários de próteses removíveis, PPR,  estão optando por implantes dentários, pois estes fornecem uma solução duradoura e confortável para os dentes perdidos. O implante dentário juntamente com a sua prótese dentária é classificado como um tipo de reabilitação dentária e também se enquadra na categoria de odontologia estética. Toda perda de um dente deve ser tratada pois a sua ausência pode ocasionar irregularidade e falta de estabilidade na mordida ocasionando dores diversas.  Independentemente da natureza dos problemas relacionados com a perda de dentes, os implantes dentários podem fornecer uma solução simples, com resultados comprovados e definitivos. Os implantes dentários são mais fortes e mais duráveis que as pontes e dentaduras, oferecendo uma solução permanente para a perda do dente. Os implantes também podem ser utilizadas para suportar uma ponte dentária para a substituição de vários dentes em falta ou somente de um dente, aumentando a estabilidade oclusal e reduzindo a irritação de tecido da gengiva muitas vezes machucado pelas próteses removíveis e/ou totais.

Entre em contato!

Entre em contato e agende uma avaliação com o Dr. Rodrigo Blas e saiba mais sobre como você pode se beneficiar de cirurgias dentárias para melhorar a sua saúde bucal ou para obter um sorriso mais atraente. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (11)3758-1304 ou pelo nosso  email.

Cirurgia Dentária - São Paulo